Deputado apresenta ao Ministério da Saúde a urgente necessidade de investimentos no HSJD

31 de agosto de 2017 | Por: Thamires Santos

Parlamentar elaborará um dossiê, juntamente com secretário de saúde, para buscar o aumento de recursos 

O deputado federal Domingos Sávio encabeçou uma reunião entre o Ministério da Saúde e os representantes do Hospital São João de Deus – HSJD, de Divinópolis, para apresentar os avanços conseguidos pela nova gestão e, especialmente, solicitar o apoio com mais recursos que garante a continuidade e ampliação do atendimento SUS na Instituição. O secretário de atenção a Saúde, Francisco de Assis Figueiredo recebeu o deputado federal Domingos Sávio, o diretor de Regulação em Saúde de Divinópolis, Amarildo de Sousa, a assessora Administrativa e Interface Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Salvino e os representantes do HSJD, a superintendente,  Elis Regina Guimarães e o diretor Técnico do Hospital, Eduardo Mattar, em Brasília, na noite de terça-feira, 30.

A superintendente Elis Regina explicou os avanços no HSJD, inclusive com o aumento significativo dos atendimentos pelo SUS. Diante disto, foi demonstrada a necessidade do Ministério da Saúde aumentar o Teto MAC (valor repassado mensalmente ao município referente a atendimentos de média e alta complexidade) que será fundamental para garantir o pagamento ao HSJD. Domingos Sávio exemplificou ao Ministro que o Hospital vem melhorando na sua gestão e aumentou muito o volume de atendimento SUS devido a implantação da rede SAMU nas 54 cidades da região. “Mediante a nova realidade de atendimentos SUS, precisamos de mais recursos mensais para cobrir estas despesas. Além disto, solicitamos o apoio do ministério para investimentos em obras e equipamentos para pleno funcionamento da Rede Cegonha que objetiva um completo atendimento a maternidade, inclusive de alto risco. Outro assunto tratado foi a compra de equipamentos para a Hemodinâmica, uma vez que os equipamentos que hoje são utilizados no HSJD são terceirizados gerando custo alto para o Hospital”.

De acordo com o parlamentar, o secretário se prontificou a realizar os investimentos.  Quanto ao aumento de teto mensal, solicitou dos representantes da prefeitura que o município de Divinópolis e cidades vizinhas repassem recursos mensais para o Hospital, visto que isso não vem acontecendo atualmente. “Procurei demonstrar ao secretário que o município tem sido sobrecarregado com o custeio quase integral da UPA, que funciona como um pequeno Hospital. Em seguida, reuni com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e ele  se comprometeu a nos ajudar mais, pois concorda que o HSJD é fundamental para toda região”, informou.

Ficou deliberado da reunião que a Secretaria Municipal deverá encaminhar um estudo mais detalhado sobre os investimentos do município em saúde e dos serviços prestado, fundamentando o pedido de aumento do teto MAC de repasses mensais. Domingos Sávio se reunirá nos próximos dias com o Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Rogério Barbiere, a fim de elaborarem o dossiê. “É hora de unirmos forças para buscar o aumento dos repasses para saúde em Divinópolis”, finalizou.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram