Deputado é eleito presidente da Subcomissão Permanente da Política Agrícola

24 de agosto de 2017 | Por: Júlia Medeiros

Crise do setor leiteiro terá atenção especial

O deputado federal Domingos Sávio foi eleito presidente da Subcomissão Permanente de Política Agrícola (Subpolag). O parlamentar que é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, desempenhará um papel importante ao tratar especificamente da cadeia produtiva do leite, conforme definido pela Subpolag.

De acordo com o deputado, a Subpolag assumirá compromisso com a política leiteira e com a agricultura, fazendo um trabalho colegiado. “A produção de leite envolve milhões de pessoas no Brasil, sendo Minas Gerais o maior produtor e empregador, gerando renda no campo e nas cidades, como laticínios, comércio e indústria. Somente o Estado produz mais de nove bilhões de litros de leite por ano”, afirma.

Caberá à subcomissão acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, incluindo a fixação de preço justo para os produtores, combate aos cartéis na produção dos insumos lácteos, criação de mecanismos para proteção do mercado interno e a redefinição da carga tributária sobre leite in natura.

Domingos Sávio destaca que há uma sabotagem para destruir a economia brasileira e cobra medidas para que o produtor e o consumidor não sejam mais prejudicados. “Vamos apresentar ao ministro da Agricultora um documento e demonstrar que o leite não pode continuar sendo importado sem nenhum critério, principalmente do Uruguai e Argentina. É preciso ter limite para não prejudicar a produção nacional”, pontua.

Outros assuntos que afetam o interesse do produtor de leite no Brasil, das cooperativas e laticínios, também serão discutidos no encontro. “O produtor de leite luta com tanto sacrifício e hoje não ganha nem o suficiente para sustentar sua família. É um trabalho árduo, com sacrifício, 365 dias do ano. Vamos lutar muito para dar aos produtores rurais uma condição mais digna, com o preço mais justo para que eles também possam ser beneficiados”, finaliza Domingos Sávio.

*Com informações da Câmara dos Deputados

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram