Domingos Sávio recebe homenagem na abertura da Semana de Engenharia e Arquitetura – AEAPAM

22 de novembro de 2017 | Por: Otacílio Neto

 

O deputado federal Domingos Sávio participou, na última segunda-feira (20), da abertura da 3ª Semana de Engenharia e Arquitetura AEAPAM – SEMEAE, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Pará de Minas. O tema escolhido para este ano foi “Conectar para Crescer”. O evento contou com a presença de profissionais e estudantes da cidade e região. Também estiveram presentes autoridades como o prefeito Elias Diniz, os vereadores Marcílio Magela, Mário Justino (presidente da Câmara), José Salvador Moreira (Dé Pedreiro), e o diretor de ensino da universidade federal de Viçosa – Campus Florestal, Prof. Eduardo França Castro.

Reunião com o Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho

Na abertura do evento o presidente da AEAPAM, Eng. Ildes Antônio Soares Pacheco, destacou o trabalho do deputado Domingos Sávio pela implantação do Instituto de Engenharias e Arquiteturas em Pará de Minas. “Conheço o deputado federal Domingos Sávio e sei o quanto ele tem se empenhado na busca por esta importante conquista para nossa cidade. Estivemos com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, que se mostrou bastante entusiasmado com o projeto. O Instituto  de engenharias e Arquitetura irá beneficiar toda região e certamente contribuirá para que Pará de Minas se torne uma referência no ensino superior”.

Após a apresentação do presidente, teve início a palestra do Eng. Alessandro Melgaço com o tema “Indústria 4.0” que abordou as tendências na produção industrial e as novas tecnologias que já fazem parte da realidade de muitos países. “Não só a indústria brasileira, mas também os trabalhadores, precisam se adaptar o quanto antes a essa nova realidade. Em breve, uma nova revolução acontecerá e empregos que hoje são ocupados nas funções administrativas, serão substituídos por softwares. O mesmo aconteceu quando as máquinas substituíram os trabalhadores do chão de fábrica”, concluiu o engenheiro.

O prefeito Elias Diniz falou sobre a responsabilidade de estar à frente da Prefeitura de uma cidade tão importante como Pará de Minas, agradeceu o deputado pelo apoio junto ao Ministério da Educação e disse não medir esforços para contribuir com a realização do sonho de se ter uma extensão da UFV na cidade.

Outro momento importante na abertura da 3ª SEMEAE foi a homenagem prestada ao deputado federal Domingos Sávio. O Prof. Eduardo França entregou ao deputado uma placa de “Honra ao Mérito” em reconhecimento à luta do parlamentar pela instalação do Institudo como extensão da Universidade de Viçosa em Pará de Minas. Em seu discurso, Domingos Sávio agradeceu a homenagem e reafirmou o compromisso com a AEAPAM de continuar se empenhando no que for possível para esta conquista. “Pará de Minas é uma cidade privilegiada por ter pessoas comprometidas com o ensino. Vi que a cidade tem, sem dúvida, a possibilidade de ser um grande polo do conhecimento, especialmente na área das novas tecnologias, por isso abracei a causa. O entusiasmo da reitoria da UFV, que é uma das melhores Universidades da América Latina, me impressionou. Agora é hora de continuarmos unidos”.

O deputado anunciou que foi aprovada, na Câmara dos Deputados, uma emenda de R$1 bilhão para expansão do ensino em Universidades e Institutos Federais do país e que parte dos recursos serão aplicados na realização deste projeto em Pará de Minas.

O deputado visitou a o espaço reservado para exposição de trabalhos projetados e executados por engenheiros, arquitetos e empresas da cidade.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram