Domingos Sávio solicita ao TSE revisão de zonas eleitorais que serão extintas

4 de outubro de 2017 | Por: Júlia Medeiros

Durante audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, o deputado federal Domingos Sávio pediu que a decisão da Corte Eleitoral de extinguir 45 zonas eleitorais de Minas Gerais fosse revisada. O parlamentar acredita que essa iniciativa acarretará enormes prejuízos à população mineira.

Serão extintas 45 zonas eleitorais de Minas, das 351 atualmente existentes. Ao todo, dos 853 municípios de Minas, 139 passarão a integrar novas zonas eleitorais.

O prefeito de Itaguara, Geraldo Donizete – Chumbinho, acompanhou a audiência e mostrou-se preocupado, uma vez que o município não se enquadra na resolução 23.422/2014 e possui 10.055 eleitores, mas foi comunicado pelo TSE que a 305ª Zona Eleitoral será extinta.

Na oportunidade, Domingos Sávio também apresentou o pleito da cidade de São Tiago, que requer a não redistribuição do seu eleitorado para a 232ª Zona Eleitoral, localizado no município de Resende Costa. A ligação entre as duas cidades é através de uma estrada sem pavimentação, com distância aproximada de 36 km, sem transporte rodoviário intermunicipal direto, sendo necessário o deslocamento até São João del-Rei para completar o trajeto.

Os pedidos foram oficializados com a entrega de ofícios e o ministro disse que avaliará as situações apresentados pelo deputado e encaminhará para análise do corpo técnico do TSE. No site do Tribunal Eleitoral (TER) de Minas Gerais você acessa o anuncio sobre o rezonamento eleitoral e as cidades afetadas pela decisão:   https://goo.gl/QW7Heb

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram