Em Abaeté, Saúde é contemplada com emenda

1 de setembro de 2017 | Por: Júlia Medeiros

Recurso de R$100 mil será destinado para a Atenção Básica à Saúde de Abaeté

Uma emenda do deputado federal Domingos no valor de R$100 mil contemplará a Atenção Básica à Saúde de Abaeté (ABS). O recurso já está na conta do Fundo Municipal de Saúde e será utilizado para custeio e ampliação das atividades de promoção e prevenção de doenças.

Em Abaeté, a ABS é estruturada com seis equipes de estratégia da Saúde, sendo 20.234 moradores cadastrados e beneficiados com vários atendimentos. Além de duas Academias da Saúde, o município dispõe de quatro equipes de saúde bucal – representando uma cobertura de 70% da população e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As equipes de ABS atuam em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Abaeté e desenvolvem um importante papel, uma vez que são a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

O deputado ressalta o importante trabalho desempenhado pelos profissionais das UBS’s no município. “As unidades recebem pacientes do SUS e conseguem resolver até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Contribuir com a continuidade desse trabalho é gratificante”, afirma.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Célia Lage, a emenda do deputado contribuirá de forma impactante no custeio de todas as ações desenvolvidas pelos profissionais. “O recurso também ampliará as atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças”, destaca. O prefeito Armando Greco agradece a emenda parlamentar e parceria. “Domingos Sávio faz um trabalho sério e é um grande parceiro ao nos ajudar em todos os pleitos. A Saúde é uma das nossas maiores preocupações e esse recurso chega em boa hora”, destaca.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram