Ministro do Desenvolvimento Social confirma instalação do Centro-Dia em Divinópolis

29 de novembro de 2017 | Por: Thamires Santos

Domingos Sávio apresentou o projeto no Ministério e intercedeu pela concretização

O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Gasparini Terra, confirmou a instalação do “Centro-Dia” em Divinópolis, em resposta à solicitação do deputado Domingos Sávio ao Ministério. O Centro acolherá pessoas idosas e pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, garantindo que as atividades de rotinas diárias dos assistidos tenham o acompanhamento adequado.

A gerente municipal de contratos e convênios, Angélica Pereira, a assistente social da prefeitura, Renata Palhares e o ex-vereador José Wilson (Periquito) apresentaram ao deputado o projeto do Centro-Dia

No mês de setembro, Domingos Sávio recebeu a gerente municipal de contratos e convênios, Angélica Pereira de Mattos Quadros, a assistente social da prefeitura de Divinópolis, Renata Luiza Palhares e o ex-vereador José Wilson (Periquito) para apresentar o projeto do Centro-Dia para o município, desenvolvido por eles, em parceria com os pais de alunos, clube de mães e diretores da APAE Divinópolis.

De acordo com Angélica Pereira, o Centro-Dia é uma necessidade urgente na cidade, visto que, em especial, as pessoas com deficiência, ao completarem 18 anos, ficam desassistidas nas suas necessidades, pois instituições como APAE e Helena Antipoff não atendem até a maior idade. “As famílias que têm pessoas com deficiência e precisam de acompanhamento integral, ao passo que elas completam 18 anos, ficam desamparadas pelo poder público e o Centro-Dia vem de encontro para suprir essa carência. É um excelente projeto e agradecemos ao deputado por ter abraçado a causa e lutado pela implantação do mesmo”, esclareceu.

O parlamentar se reuniu com o Osmar Terra no dia 4 de outubro e apresentou o dossiê ao ministro que deu o aceite e pedido de prioridade. “Estamos na etapa de apresentação de documentação e projeto. É um investimento de quase R$ 760 mil com uma contrapartida de R$ 170 mil por parte da prefeitura em forma de doação do lote onde será construído o espaço. Como representante de Divinópolis, fico muito feliz em ajudar a viabilizar esta importante conquista. O Centro-Dia é uma luta antiga, pois as pessoas deficientes com mais de 18 anos, especialmente os mais pobres que não podem pagar um cuidador, precisam muito deste suporte que hoje não existe“, afirmou Domingos Sávio.

Ofício protocolado no dia 4 de outubro de 2017

Centro-Dia

O Centro-Dia de Referência para pessoas com deficiência é uma unidade de serviço do SUAS vinculada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Seu objetivo é ofertar, durante o dia, cuidados pessoais a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência como forma de suplementar o trabalho dos cuidadores familiares. Oferece ainda um conjunto variado de atividades de convivência na comunidade e em domicílio com o objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento social.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram