O Deputado

Conheça a História Quem é o Deputado Domingos Sávio?

Domingos Sávio exerce atualmente seu segundo mandato como deputado federal. Ele é médico veterinário, graduado pela UFMG. Nasceu na cidade de São Tiago e casou-se, constituiu família e exerceu sua profissão em Divinópolis, onde iniciou sua vida pública. Atuou como líder cooperativista, exercendo a presidência da Cooperativa Agropecuária de Divinópolis e da Cooperativa de Crédito Rural – Crediverde. Foi também presidente do Sindicato Rural de Divinópolis.

Elegeu-se vereador em 1992, atuando como presidente da Câmara Municipal no biênio 1994 a 1996. Em 1996, foi eleito prefeito de Divinópolis, exercendo um mandato dinâmico e progressista.

Em 2003, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, sendo reeleito em 2006 com quase 100 mil votos – o dobro da votação obtida no primeiro mandato. Na Assembleia Legislativa, foi um dos principais articuladores do governo mineiro, atuando na presidência de diversas comissões e também como Líder da Maioria na Casa.

Seu trabalho favoreceu a eleição, em 2010, para a Câmara dos Deputados, quando recebeu 143.113 em diversos municípios de Minas Gerais. Logo em seu primeiro mandato no Congresso Nacional, repetiu a experiência de sucesso dos mandatos anteriores, destacando-se como um parlamentar atuante. Em 2014 foi reeleito com 143.901 votos.

Desde junho de 2015, Domingos Sávio é presidente do Diretório do PSDB de Minas Gerais, tendo sido eleito de forma consensual e unânime dos convencionais, com o apoio de todos os deputados estaduais e federais eleitos pela sigla e de parceiros políticos do partido.

Veja a Trajetória do Deputado

Na Câmara dos Deputados, Domingos Sávio atuou como Líder da Oposição na Casa e coordenou a bancada do PSDB por três anos na Comissão Mista de Orçamento. Atualmente, integra várias comissões e atua como relator da CPI da Lei Rouanet.

Domingos Sávio sempre se manteve atuante no meio rural. Na Câmara dos Deputados, é membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, além de presidir a Subcomissão Permanente do Leite, onde lidera um trabalho em defesa dos produtores e valorização do produto nacional. Teve grande importância e participação na votação do Novo Código Florestal, contribuindo com emendas e no texto final. Sempre viabiliza recursos para o desenvolvimento dos sindicatos rurais, e é um defensor das causas do meio rural no Congresso. O parlamentar teve reconhecimento ao receber a “Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima”, do Sistema Ocemg. A medalha é a mais alta comenda do cooperativismo mineiro e foi entregue ao parlamentar na solenidade de 93ª Dia Internacional do Cooperativismo.  Ele foi agraciado também com a Medalha do Mérito Rural, na categoria Política, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG.

Em 2015, ele foi o oitavo parlamentar mais bem avaliado em um universo de 513 deputados federais, numa pesquisa feita pelo portal “Congresso em Foco” junto a jornalistas de vários veículos de imprensa.

Em 2016, pelo terceiro ano consecutivo, Domingos Sávio ficou entre os “cabeças” do Congresso Nacional, de acordo com levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar – DIAP, que destaca os 100 parlamentares federais mais influentes e atuantes do país.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram