PLP 100/2011 de autoria do deputado Domingos Sávio deve ser votado na próxima semana

21 de setembro de 2017 | Por: Júlia Medeiros

O Projeto de Lei Complementar 100/2011 de autoria do deputado Domingos Sávio, deverá ser votado na próxima semana. Durante encontro com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, foi firmado o compromisso para votar o projeto que assegura que as cooperativas de crédito possam também operar com prefeituras e com empresas públicas municipais, recebendo e depositando eventuais sobras de caixa desses municípios, operando na recepção de impostos, no pagamento de servidores, dentre outros serviços.

De acordo com o parlamentar, o PLP é 100/2011 é um passo importante para fortalecer ainda mais o sistema SICOOB e todo o cooperativismo brasileiro. “O PLP 100 do cooperativismo de crédito irá incentivar ainda mais as cooperativas de crédito. A proposta de viabilizar com que as disponibilidades de caixa dos municípios sejam depositados nas cooperativas de crédito contempla um avanço incontestável, no sentido de implementar mecanismos alternativos para a melhor gestão dos recursos públicos, principalmente dos municípios brasileiros, no que tange ao fortalecimento das economias municipais por meio das cooperativas de crédito”, afirmou.

Recentemente, o autor do projeto teve uma importante reunião com o presidente do Banco Central, o economista Ilan Goldfajn, e outros diretores para discutir sobre o PLP 100/2011. Domingos Sávio argumentou que as cooperativas são, em muitas cidades, a principal fomentadora e estimuladora da economia local, empregando ali e aplicando no município os recursos que movimentam dos seus associados. “O Banco Central dará um aval e endossará o nosso projeto, pois compreende que o cooperativismo de crédito hoje é uma realidade extremamente benéfica para todo o país”, revelou.

É importante destacar que o incentivo não será só para cooperativas ligadas ao setor rural, e sim, das mais diversas modalidades: no empreendedorismo, no comércio, no serviço, no funcionalismo público, na área médica. As cooperativas de crédito têm um papel importante e o projeto expõe, de maneira conclusiva, a sua seriedade, a sua importância, permitindo que as Prefeituras e os órgãos públicos municipais operem também com essas cooperativas. Domingos Sávio pediu ao Presidente do Senado Federal, Senador Eunício Oliveira, que, tão logo chegue o projeto na Casa, haja celeridade para que o projeto seja sancionado o mais breve.

Acesse o projeto na íntegra: https://goo.gl/s89dwL

 

Cooperativas

Uma das grandes vantagens das cooperativas de crédito é que elas podem atender as necessidades locais conforme se estabelecem as prioridades, ou seja, em um determinado município poderá ser criada uma linha de crédito específica para fomentar determinadas atividades que respeitem e atendam as características das pessoas e comunidades onde se encontram, alavancando as potencialidades e melhorando a qualidade de vida dos munícipios.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram