Polícia Civil é inaugurada em Santo Antônio do Monte

21 de novembro de 2017 | Por: Thamires Santos

Domingos Sávio atuou efetivamente para a desativação da cadeia pública que abriga a nova sede

O deputado federal Domingos Sávio participou da inauguração da sede da Polícia Civil em Santo Antônio do Monte. A nova sede está instalada na antiga cadeia pública da cidade, a qual não atendia mais a contento e segurança aos detentos que abrigava. O deputado Domingos Sávio teve papel determinante para que o local fosse desativado e remanejado para a Polícia Civil, que agora conta com uma estrutura de atendimento adequada. A inauguração contou com a presença do delegado regional de Polícia Civil, Dr. Ivan José Lopes, do delegado local, Dr. Lucélio Silva, do prefeito Dinho do Brás e seu vice, Luiz Antônio Resende, o deputado estadual Tiago Ulisses, o comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Tenente Coronel Rodrigo, além de autoridades do judiciário, legislativo municipal e das corporações civil e militar. A inauguração ocorreu dentro da comemoração dos 142 anos de emancipação política de Santo Antônio do Monte.

 

O delegado regional Ivan José Lopes disse da importância de se ter um espaço adequado para o atendimento de uma população de mais de 32 mil habitantes. “Este prédio não nos dava condições de abrigar os detentos com uma estrutura adequada, pois é muito central, sem condições de ampliação e com superpopulação. Era gerida pela Polícia Civil e protegida pela Polícia Militar que hoje se dedicam, a Polícia Civil no trabalho de investigação e a Militar, no patrulhamento ostensivo. Os deputados conseguiram dar uma destinação justa e necessária para o trabalho da Polícia Civil atender a população, visto que prestamos diversos serviços de cidadania como emissão de carteira de identidade,carteira de habilitação, emissão de documentos de veículos, atendimento de vítimas fragilizadas, dentre outros serviços paralelos às investigações”, informou o delegado regional.

 

O deputado Domingos Sávio lembrou da luta para que a cadeia fosse desativada e os presos fossem transferidos para a responsabilidade da Secretaria de Administração Prisional. “Fico muito feliz de ver que uma luta que começou lá atrás, com a desativação da cadeia que gerava muitos problemas para a cidade, deu lugar a um ambiente de proteção e prestação efetivas de serviços para a população. Antes tínhamos um número grande de policiais, tanto civis quanto militares, empenhados em desenvolver uma função que não lhes competia. Agora, eles estão trabalhando nas investigações, no policiamento ostensivo e com uma estrutura excelente, que estamos inaugurando na data de hoje. Sinto orgulho de ter deixado minha contribuição neste processo vitorioso”, lembrou o parlamentar.

 

O parlamentar informou que a emenda de bancada mineira foi destinada, este ano, para o Governo de Minas investir em segurança pública, na compra de viaturas para as Polícias Civil e Militar. A regional de Santo Antônio do Monte receberá 22 viaturas para a Polícia Civil. Além disso, o deputado Domingos Sávio alocou emenda de sua autoria para a compra de um equipamento, chamado Ufed Touch, desenvolvido pela empresa israelense Cellebrite – mesmo nome do projeto dado pela Polícia Civil, que possibilita extração e análise de todo conteúdo digital em smartphones, tablets ou aparelhos GPS de pessoas suspeitas ou vítimas. A informação estratégica é obtida mesmo que tais dados sejam bloqueados por senha ou criptografia, ou ainda que tenham sido apagados da memória do dispositivo pelo usuário.

 

De acordo com Dr. Ivan José Lopes, o projeto está orçado em R$160 mil e representará um salto de qualidade e agilidade nos trabalhos da Polícia Civil. “É um projeto importante e em tempos digitais, representa acesso e provas contra suspeitos. É a tecnologia sendo usada no combate a violência, ao tráfico e demais crimes. Com o comprometimento do deputado tenho certeza que o projeto será implantado e auxiliará e muito nosso trabalho.

 

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram