Câmara aprova pedido do deputado Domingos Sávio para audiência pública em defesa do uso múltiplo de águas em Furnas

25 de maio de 2021 | Por: Assessoria de Imprensa Domingos Sávio agradece aprovação do requerimento na Comissão de Minas e Energia

Proposta estabelece cota 762 como nível mínimo para operação no reservatório

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 25 de maio, requerimento do deputado federal Domingos Sávio (PSDB/MG), que solicita a realização de audiência pública para debater os critérios de operação da usina de Furnas Centrais Elétricas, estabelecendo critérios que garantem o direito ao uso múltiplo das águas. Pela proposta, a cota 762 será o nível mínimo de operação do reservatório.

O deputado participou da reunião na Comissão Minas e Energia. Domingos Sávio destacou a importância de um debate envolvendo todos os setores que operam em Furnas, as instituições que representam os municípios, empreendedores e moradores do entorno do lago, além de autoridades estaduais e federais.

Gostaria de agradecer a aprovação do meu requerimento que vai possibilitar a gente discutir os impactos difíceis vividos pela população que vive no entorno do Lago, principalmente, pela falta de controle adequado que não tem levado em consideração o princípio constitucional do uso múltiplo das águas”, destacou Domingos Sávio.

O requerimento para realização de audiência pública foi apresentado à Comissão de Minas e Energia no último dia 18 de maio, após uma reunião remota do deputado Domingos Sávio com representantes da União dos Empreendedores do Lago de Furnas e Peixoto – Unilagos, e o prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo.

Na justificativa para realização da audiência pública, Domingos Sávio destacou a importância do uso múltiplo da água para o fomento e realização de atividades com impacto financeiro na região como o turismo, agricultura irrigada, transporte aquático, aquicultura, pesca e lazer.

Audiência Pública a ser marcada

A audiência pública será realizada em data que será oficializada pela Comissão. Serão convidados a participar, além do deputado federal Domingos Sávio e membros da Comissão, o ministro de Minas e Energia, o diretor-geral da Agência Nacional de Águas, o presidente de Furnas Centrais Elétricas e do Operador Nacional do Sistema Elétricos e representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da Associação de Municípios do Lago de Furnas (Alago) e Unilagos.

Mais ação

Domingos Sávio está em constante cobrança do Ministério de Minas e Energia para manter o controle dobre a vazão do reservatório. Este ano, como reflexo da atuação parlamentar ao lado do governo federal, foram publicadas novas normas com o objetivo de melhorar o nível acumulado de água a partir da diminuição da vazão defluente do rio Grande. Leia mais.

Assine Nossa Newsletter