Carmópolis de Minas terá posto avançado para biometria

5 de abril de 2019 | Por: Júlia Medeiros

Atenção eleitor: recadastramento é obrigatório no município

Durante reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Dr. Pedro Bernardes de Oliveira, o deputado federal Domingos Sávio pediu uma atenção especial para Carmópolis de Minas, que está entre as cidades que passam pelo recadastramento biométrico obrigatório em 2019.

O prefeito de Carmópolis, Geraldo Touro, expôs durante a reunião que ainda há uma baixa adesão da população pelo recadastramento biométrico, principalmente porque o eleitor precisa se deslocar para a cidade de Passa Tempo. Desta forma, em comum acordo entre os participantes, a solução apontada será a criação de um posto avançado no próprio município para o recadastramento biométrico.

Também participaram da reunião, os vereadores Marcelo Freitas e Betinho Freitas; o juiz da Comarca, Dr. José Antônio Maciel; o presidente municipal da OAB, Dr. Daniel Rogério de Lima; o secretário de Governo, Gilberto Rabelo Silveira; o procurador do município, Dr. Evandro Boari; Dr. Wamber Vulpiano e o deputado estadual Cássio Soares. O diretor-geral do TRE/MG, Adriano Denardi e a assessora especial da presidência, Cláudia Matozinhos, também participaram da reunião.

Na oportunidade, Domingos Sávio e os demais presentes, também pediram ao TRE/MG a criação da zona eleitoral em Carmópolis. “Esse é o nosso maior desejo, mas com o prazo curto, vamos focar na inauguração do posto avançado para a biometria, cumprir o que o TRE/MG pede e os prazos para o recadastramento. Na sequência, vamos voltar a pedir a criação da zona eleitoral de Carmópolis, atendendo uma demandas dos eleitores”, afirmou o deputado federal Domingos Sávio.

Atenção: o recadastramento biométrico é obrigatório

O TRE/MG alerta que o prazo para o recadastramento da biometria é obrigatório e caso o eleitor não esteja regularizado, perderá o título. O órgão também destaca que o prazo para o recadastramento da biometria em Carmópolis de Minas é até o dia 10 de outubro de 2019. Enquanto o posto avançado não é criado, a Prefeitura Municipal montou uma força tarefa para agilizar o processo e disponibiliza transporte gratuito para que os eleitores possam se deslocar até Passa Tempo. O ônibus sai toda segunda, quarta e sexta-feira da praça dos Passos às 7h30 e o interessado deve buscar uma senha na secretaria de Assistência Social. Também será fornecido o atestado de comparecimento ao eleitor que se deslocar ao Cartório Eleitoral para regularizar o título.

Veja quais documentos são aceitos para a biometria

Para fazer o recadastramento biométrico, basta apresentar originais do documento de identidade e comprovante de residência atualizado. A convocação é obrigatória e o eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

Minas Gerais

Nas eleições de 2018, 4.736.576 eleitores mineiros foram identificados por meio de seus dados biométricos. Em Minas Gerais, a biometria já é obrigatória em 84 municípios e você pode conferir aqui quais são essas cidades: https://bit.ly/2HYwI3r Nesses locais, todo o eleitorado já foi cadastrado biometricamente.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram