Cidades do Campo das Vertentes unidas pela ampliação do atendimento na saúde

19 de março de 2019 | Por: Júlia Medeiros

Construção de uma nova clínica de diagnóstico é o principal objetivo

O deputado federal Domingos Sávio participou na manhã de segunda-feira (18) de uma reunião na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) com membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver).

Com 16 municípios consorciados e atuando desde 1996, o Cisver realizou somente no ano passado 50 mil procedimentos e agora, está em busca de expansão para oferecer um atendimento ainda mais humanizado e incluir novos municípios no consórcio.

De acordo com a apresentação do presidente do Cisver, Reinaldo Fonseca – prefeito de Barroso, o consórcio quer a construção de uma nova clínica de diagnóstico, o que possibilitará a ampliação dos atendimentos especializados. “Atualmente, o Cisver possui uma sede que comporta apenas parte dos serviços e funciona em um local que não pode sofrer qualquer alteração no projeto, conforme orientação da Defesa Civil. Nossa falta de estrutura física impede nossa ampliação em número de atendimentos e na diversidade dos serviços demandados pela região”, afirmou.

Alta demanda

Foi exposto durante a reunião que, em decorrência do aumento da demanda dos municípios consorciados, a clínica atual não está comportando o quantitativo de pacientes atendidos ao dia – que chegam a 600 pessoas.

O desejo do consórcio é a construção de uma nova sede em um terreno já adquirido pelo consórcio – com 20 mil metros quadrados no bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei. “Inicialmente, estamos falando de um investimento em um novo polo de saúde no valor de R$ 14 milhões. Essa realidade nos possibilitaria atender mais pacientes e expandir o consorcio para novas cidades, incluindo São João del-Rei”, revelou o prefeito Reinaldo.

O deputado Domingos Sávio ressaltou a importância do Cisver para a região das Vertentes e sugeriu que o projeto apresentado fosse desmembrado em etapas – sugestão aceita por todos os presentes. “Para não ficarmos com o projeto parado, sugiro que o Cisver faça um projeto inicial com, por exemplo, o custo para ter no novo terreno o setor administrativo e de consultas, e aí por diante. Ao separar por etapas, teremos mais chances junto ao Estado e Governo Federal para correr atrás dos recursos. Outro ponto importante, é confirmar se o Cisver está credenciado para receber verbas para o custeio. Vamos acompanhar esse pedido que é de extrema importância para a região e juntos, avaliarmos como poderemos trabalhar para efetivar esse novo polo de saúde”, concluiu. O consórcio fará um novo projeto para que a implantação ocorra de forma setorizada. Outros parlamentares que participaram da reunião se comprometeram em ajudar na concretização do projeto.

O prefeito de São Tiago, Denilson Reis, destacou a participação do deputado Domingos Sávio na reunião. “É muito bom contar com uma pessoa tão dinâmica e experiente como o deputado nesse momento, onde estamos construindo um verdadeiro divisor de águas na história do consórcio. A palavra do deputado e sua orientação foi fundamental”, afirmou.

Municípios

O Cisver conta com 16 municípios consorciados, sendo: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes. Mais de 122 mil habitantes são beneficiados pelo Cisver.

 

 

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram