Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate programas de financiamento do setor agropecuário

8 de novembro de 2021 | Por: Assessoria de Imprensa

A pedido do deputado federal Domingos Sávio, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  realizou nesta segunda-feira (08) audiência pública sobre a atuação do Sistema Nacional de Fomento (SNF) no financiamento ao agronegócio sustentável.

Para o parlamentar, o financiamento do setor agropecuário é importante para gerar renda ao país. “Esse debate serve para mostrar a importância, mas também para que a gente encontre formas de otimizar a questão das modalidades de financiamento rural,” enfatizou .

Além disso, Domingos Sávio destacou a importância da agricultura sustentável e familiar para o bom andamento do agronegócio brasileiro. Segundo ele, a atividade agro sustentável e o crédito rural estão comprometidos com a visão de uma agricultura e uma pecuária produtivas, sustentáveis e em harmonia com o meio ambiente. 

A agricultura sustentável já é uma obsessão para nós que trabalhamos com o agro e não cansamos de dizer que quem hoje mais se interessa e cuida do meio ambiente é o produtor rural, porque ele sabe muito bem como o meio ambiente deve ser um aliado na produção rural, e nós temos que fornecer políticas que fortaleçam e incentivem essa visão”, reforçou o deputado. 

O parlamentar destacou que o Sistema Nacional de Fomento está intimamente ligado ao desenvolvimento sustentável do Brasil, priorizando programas e linhas de crédito relacionadas à agenda 2030, sendo o maior difusor do Pano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que tem como foco a adoção de tecnologias de produção sustentáveis no setor agropecuário.

Ele também sugeriu a criação do Fundo Nacional de Apoio à Agricultura Sustentável. “Nós precisamos de um instrumento, temos eventualmente uma política pontual em estados, mas nós temos que ter um programa nacional, inclusive para mostrar para o mundo que aqui a gente apoia o produtor, inclusive para que ele cuide do meio ambiente.”

Participações:

Estiveram presentes na audiência pública o presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE), Sergio Suchodolski; o diretor financeiro do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Fernando Vicente Netto; Cledir Magri, Presidente da Cresol Confederação; Luiz Sérgio Farias Machado, Superintendente do Banco do Nordeste; Rivael Aguiar , Diretor-Presidente da Goiás Fomento; Márcia Faria Maia, Diretora-Presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte e Leany Lemos, Diretora de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.

Também participou da audiência a presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputada Aline Sleutjes. Durante o encontro foram apresentadas modalidades de crédito rural de diversas entidades financeiras do país.

Assine Nossa Newsletter