Comissão de Viação e Transportes debaterá criação de centro de inovação e logística em Contagem

19 de junho de 2018 | Por: Alessandra Galvão

Pedido de audiência pública foi aprovado em maio pela comissão

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara realiza nesta quarta-feira (20) audiência pública para debater a criação do Centro Global de Inovação e Logística, recentemente implantado no município de Contagem (MG). O objetivo do centro é atuar no desenvolvimento de novas tecnologias para o transporte de carga. O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, Domingos Sávio e pela deputada Raquel Muniz (PSD-MG).

A implementação do centro é uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa norte-americana Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT). O governo destinou R$ 13 milhões para viabilizar o empreendimento. A Prefeitura de Contagem, por sua vez, cedeu um espaço com 22 mil m². A HyperloopTT é conhecida por atuar no desenvolvimento do sistema de transporte em cápsulas,  de alta velocidade. Esse meio de transporte chegaria a atingir 1.200 km/h, o que permitiria ir de Belo Horizonte a São Paulo em 30 minutos.

Para Domingos Sávio, a audiência é uma oportunidade para debater o sistema de tecnologia voltado para transporte e mobilidade. “Nós vamos discutir ações que possam contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em transporte e logística do país. Esse debate é extremamente importante”, afirmou.

O centro de inovação em Contagem será o quarto polo de pesquisa e desenvolvimento da Hyperloop. Além da unidade brasileira, a empresa tem centros de inovação em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França).

Foram convidados para a audiência o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Vinicius Rezende; o prefeito de Contagem, Alex de Freitas; o diretor de Desenvolvimento de Negócios da HyperloopTT, Ricardo Penzin; o chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Ricardo Luiz Barbosa Guimarães; e o gerente do escritório de representação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Getúlio Vargas Alvares Guimarães.

A audiência será realizada no plenário 11, a partir das 9h.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram