Comissão debate desenvolvimento de novas tecnologias para transporte de carga

21 de junho de 2018 | Por: Otacílio Neto

Debater a criação de um sistema de transporte em cápsulas de alta velocidade, que pode atingir 1.200 km/h, em Contagem (MG). Esse foi o tema de audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara realizada nessa quarta-feira (20). Os deputados discutiram a implantação do Centro Global de Inovação e Logística no município – uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa norte-americana Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).

O objetivo do centro é atuar no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para o transporte de carga. Presidente da comissão, Domingos Sávio afirmou que o tema desperta o interesse pelas perspectivas de desenvolvimento e investimento em Contagem, em Minas Gerais e no Brasil. “É preciso colocar em funcionamento esse veículo que já é realidade em outros países. Eu vejo com muito otimismo a implantação de uma indústria da tecnologia e da inovação não só em Contagem, mas no Brasil”, afirmou.

O centro de inovação em Contagem será o quarto polo de pesquisa e desenvolvimento da Hyperloop, conhecida por atuar no desenvolvimento do sistema de transporte em cápsulas, de alta velocidade. Além da unidade brasileira, a empresa tem centros de inovação em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França).

O deputado sugeriu que o sistema em cápsulas possa auxiliar o transporte de minério de ferro no estado. “Hoje enfrentamos um pesadelo na região metropolitana de Minas com o transporte de minério de ferro que se dá em rodovias congestionadas, causando transtornos e mortes. Não seria o caso de se pensar em minerodutos para planejar a ligação entre a mina e o local de processamento do produto?”, questionou Domingos Sávio.

Participaram do debate o diretor de Desenvolvimento de Negócios da HyperloopTT, Ricardo Penzin; o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio a Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jorge Mário Campagnolo; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres; e o chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Ricardo Luiz Barbosa Guimarães.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.