Comissão debate desenvolvimento de novas tecnologias para transporte de carga

21 de junho de 2018 | Por: Alessandra Galvão

Debater a criação de um sistema de transporte em cápsulas de alta velocidade, que pode atingir 1.200 km/h, em Contagem (MG). Esse foi o tema de audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara realizada nessa quarta-feira (20). Os deputados discutiram a implantação do Centro Global de Inovação e Logística no município – uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa norte-americana Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).

O objetivo do centro é atuar no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para o transporte de carga. Presidente da comissão, Domingos Sávio afirmou que o tema desperta o interesse pelas perspectivas de desenvolvimento e investimento em Contagem, em Minas Gerais e no Brasil. “É preciso colocar em funcionamento esse veículo que já é realidade em outros países. Eu vejo com muito otimismo a implantação de uma indústria da tecnologia e da inovação não só em Contagem, mas no Brasil”, afirmou.

O centro de inovação em Contagem será o quarto polo de pesquisa e desenvolvimento da Hyperloop, conhecida por atuar no desenvolvimento do sistema de transporte em cápsulas, de alta velocidade. Além da unidade brasileira, a empresa tem centros de inovação em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França).

O deputado sugeriu que o sistema em cápsulas possa auxiliar o transporte de minério de ferro no estado. “Hoje enfrentamos um pesadelo na região metropolitana de Minas com o transporte de minério de ferro que se dá em rodovias congestionadas, causando transtornos e mortes. Não seria o caso de se pensar em minerodutos para planejar a ligação entre a mina e o local de processamento do produto?”, questionou Domingos Sávio.

Participaram do debate o diretor de Desenvolvimento de Negócios da HyperloopTT, Ricardo Penzin; o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio a Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jorge Mário Campagnolo; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres; e o chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Ricardo Luiz Barbosa Guimarães.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram