Coronavirus: Domingos Sávio cobra mais ação do governo para criar leitos no Centro-Oeste de MG

20 de março de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa

Deputado está em quarentena, porém em constante contato com autoridades sanitárias, ministérios e governador sobre a pandemia

O deputado federal Domingos Sávio está em contato com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, trabalhando no pedido de ajuda para as cidades do interior de Minas Gerais aumentarem a capacidade de atendimento e reforçar as estratégias de combate ao Covid-19, o novo coronavirus.

Minha preocupação é fazer com que as cidades do interior tenham condições de enfrentar a doença. Por isso, estou pedindo que o Estado e o Governo Federal disponibilizem aparelhos de respiração artificial para hospitais que não possuem UTI, porém, tenham profissionais habilitados a operar estes equipamentos. Essa é uma atitude simples e que pode salvar vidas em caso de emergência”, informou o deputado, que está trabalhando de casa, em função da suspensão dos atendimentos físicos nas secretarias do Governo de Minas.

Por ligação, o deputado também apresentou as propostas ao vice-governador, Paulo Brant e encaminhou o pedido de ajuda ao governador Romeu Zema, com quem está trocando mensagem. Cobrou mais atenção do Estado para estruturar as cidades polo, como Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho e Pitangui na abertura de mais leitos de UTI para o tratamento intensivo. E, pediu apoio para o Governo de Minas aprovar o Plano de Ação Emergencial apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis.

Urgência para abertura do Hospital Público Regional

No documento encaminhado ao Governo de Minas, Domingos Sávio cobrou urgência para as tratativas entre o Estado e a Vale na conclusão das obras do Hospital Público Regional, em Divinópolis. Com 80% das obras concluídas desde 2014, o funcionamento da unidade seria um importante reforço nas ações emergenciais de controle ao Covid-19.

Conversei com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre a possibilidade do Governo Federal equipar o Hospital Regional quando o Estado entregar a obra. Levei a proposta ao secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante a última reunião que tive com ele, no dia 09 de março. Mas, o secretário respondeu que a solução seria a Vale concluir as intervenções e também equipá-lo”, informou Domingos Sávio.

Porém, hoje, com o agravamento do cenário de saúde em todo o Brasil, a crise do coronavirus precisa ser repensada. Por isso, encaminhei pedido de urgência ao secretário, para que cobre a Vale o compromisso de finalizar as obras e abrir as portas do Hospital Público Regional para a população”, completou o deputado.

Divinópolis: Mais leitos na UPA e São João de Deus

A implantação de 20 leitos UTI emergenciais a serem instalados ao lado da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Padre Roberto; e a abertura de 50 leitos SUS no Hospital São João de Deus, sendo 20 emergenciais para UTI e 30 semi UTI estão entre os pedidos apresentados pelo deputado ao secretário de Estado de Saúde.

Leitos no interior

O deputado defendeu ao ministro Luiz Henrique Mandetta, esta semana, o pedido de liberação de recursos para o credenciamento de mais 10 leitos em Santo Antônio do Monte. No município, a Santa Casa em parceria com a Prefeitura construiu a unidade de terapia intensiva e já tem os profissionais para contratar, mas precisa da garantia de recursos para o custeio. Por isso, está trabalhando o credenciamento no Governo Federal. Para Bom Despacho, foi realizado o apoio do ministro da Saúde para destinar recursos de maneira constante e instalar 10 leitos na Santa Casa. Domingos Sávio também atendeu ao pedido do município de Pitangui para que a Santa Casa de Misericórdia seja credenciada no Ministério da Saúde para abertura de 10 leito de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, ampliando o atendimento às cidades vizinhas de Conceição do Pará, Onça do Pitangui, Papagaios, Leandro Ferreira, Pará de Minas e Nova Serrana.

Domingos Sávio considerou que, se adotadas, essas medidas serão fundamentais para ampliar a capacidade da região Centro-Oeste de Minas em responder à demanda, possivelmente gerada nos próximos dias, em função do coronavirus.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.