Secretário de Estado de Saúde anuncia recursos para Divinópolis e conclusão do Hospital Público Regional

9 de março de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa coronavirus divinópolis

Governo Zema confirma recursos da Vale para investir na finalização de obras abandonadas na gestão petista

As estratégias de controle e combate ao coronavirus foram pauta para reunião entre o deputado federal Domingos Sávio e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, nessa segunda-feira, 09 de março. A confirmação do primeiro caso da doença no Estado, em Divinópolis, foi o ponto de partida para o parlamentar cobrar mais investimentos na saúde pública do Município, com reflexo positivo para as 54 cidades do Centro-Oeste de Minas.

O encontro terminou com um acordo. O Governo de Minas se comprometeu a buscar alternativas para diminuir a dívida acumulada nos anos de 2017 e 2018 com o Complexo de Saúde São João de Deus.

Com o risco de uma epidemia, temos que fortalecer o São João de Deus e deixá-lo mais bem preparado para ter condições de enfrentar a doença e oferecer tratamento a toda população. Eu fui lembrar ao secretário que o Estado está devendo o Hospital. Fiz um apelo a ele para priorizar o pagamento dos atrasados e manter em dia as obrigações do Estado com o Complexo de Saúde”, destacou Domingos Sávio.  

A proposta apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde pode amortizar a dívida em até R$ 1,3 milhão. Para isso, recursos provenientes das sobras de convênios seriam repassados à Instituição em uma única parcela ou em cotas, conforme a disponibilidade financeira do órgão.

O diretor Administrativo Jurídico do São João de Deus, André Waller, destacou que a instituição é o maior hospital-geral do Centro-Oeste de Minas e possui, atualmente, 222 leitos SUS autorizados pelo Ministério da Saúde. “Porém, com o não pagamento de antigas dívidas do Governo de Minas com o São João de Deus, os recursos que chegam para subsidiar os custos não estão atendendo às atuais demandas”, declarou Waller.

Dinheiro da Vale será usado para conclusão do Hospital Público Regional, adianta secretário

Domingos Sávio também reforçou a importância da conclusão das obras do Hospital Regional para que Divinópolis e o Centro-Oeste de Minas passem a ter maior capacidade de enfrentar epidemias.

O deputado cobrou celeridade do Governo na apresentação de uma resposta à sociedade. E, recebeu a confirmação de que as negociações do Estado com a Vale estão prestes a ser oficializadas para que a estatal viabilize os recursos necessários para a finalização e compra de equipamentos. Pelo acordo, a Vale também seria responsável pela execução das obras.

A notícia foi dada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. De acordo com o gestor, a execução do acordo entre o Governo e a mineradora está sendo conduzido pela Secretária de Planejamento e Gestão – Seplag, e poderá ser anunciado nos próximos meses. Ainda segundo o secretário, os valores para a conclusão do Hospital Regional já estão garantidos pela Justiça.

Vim cobrar algo que estou reivindicando permanentemente. Até 2014, enquanto nós tínhamos as portas abertas no Governo do Estado, as obras não pararam nenhum dia. Depois entrou o Governo do PT e abandonou o Hospital Regional. E, infelizmente não conseguimos no Governo Zema que ele retomasse essa obra. Mas, eu saí da reunião com o secretário com muita esperança, porque o secretário confirmou o que já havíamos dito. Que o Governo está pactuando com a Vale para que ela termine a obra. E, eu pedi a ele que, nesse acordo, o Hospital Regional de Divinópolis seja prioridade imediata e que inclua também os equipamentos”, resumiu o deputado.

Nós já estamos tratando também com o ministro da Saúde os recursos para a União ajudar no custeio e na manutenção do Hospital Regional quando ele estiver funcionando”, completou Domingos Sávio.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.