Deputado apresenta ao Ministério da Saúde a urgente necessidade de investimentos no HSJD

31 de agosto de 2017 | Por: Thamires Santos

Parlamentar elaborará um dossiê, juntamente com secretário de saúde, para buscar o aumento de recursos 

O deputado federal Domingos Sávio encabeçou uma reunião entre o Ministério da Saúde e os representantes do Hospital São João de Deus – HSJD, de Divinópolis, para apresentar os avanços conseguidos pela nova gestão e, especialmente, solicitar o apoio com mais recursos que garante a continuidade e ampliação do atendimento SUS na Instituição. O secretário de atenção a Saúde, Francisco de Assis Figueiredo recebeu o deputado federal Domingos Sávio, o diretor de Regulação em Saúde de Divinópolis, Amarildo de Sousa, a assessora Administrativa e Interface Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Salvino e os representantes do HSJD, a superintendente,  Elis Regina Guimarães e o diretor Técnico do Hospital, Eduardo Mattar, em Brasília, na noite de terça-feira, 30.

A superintendente Elis Regina explicou os avanços no HSJD, inclusive com o aumento significativo dos atendimentos pelo SUS. Diante disto, foi demonstrada a necessidade do Ministério da Saúde aumentar o Teto MAC (valor repassado mensalmente ao município referente a atendimentos de média e alta complexidade) que será fundamental para garantir o pagamento ao HSJD. Domingos Sávio exemplificou ao Ministro que o Hospital vem melhorando na sua gestão e aumentou muito o volume de atendimento SUS devido a implantação da rede SAMU nas 54 cidades da região. “Mediante a nova realidade de atendimentos SUS, precisamos de mais recursos mensais para cobrir estas despesas. Além disto, solicitamos o apoio do ministério para investimentos em obras e equipamentos para pleno funcionamento da Rede Cegonha que objetiva um completo atendimento a maternidade, inclusive de alto risco. Outro assunto tratado foi a compra de equipamentos para a Hemodinâmica, uma vez que os equipamentos que hoje são utilizados no HSJD são terceirizados gerando custo alto para o Hospital”.

De acordo com o parlamentar, o secretário se prontificou a realizar os investimentos.  Quanto ao aumento de teto mensal, solicitou dos representantes da prefeitura que o município de Divinópolis e cidades vizinhas repassem recursos mensais para o Hospital, visto que isso não vem acontecendo atualmente. “Procurei demonstrar ao secretário que o município tem sido sobrecarregado com o custeio quase integral da UPA, que funciona como um pequeno Hospital. Em seguida, reuni com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e ele  se comprometeu a nos ajudar mais, pois concorda que o HSJD é fundamental para toda região”, informou.

Ficou deliberado da reunião que a Secretaria Municipal deverá encaminhar um estudo mais detalhado sobre os investimentos do município em saúde e dos serviços prestado, fundamentando o pedido de aumento do teto MAC de repasses mensais. Domingos Sávio se reunirá nos próximos dias com o Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Rogério Barbiere, a fim de elaborarem o dossiê. “É hora de unirmos forças para buscar o aumento dos repasses para saúde em Divinópolis”, finalizou.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.