Deputado participa do 2º Congresso Mineiro dos Despachantes Documentalistas

9 de junho de 2017 | Por: Júlia Medeiros

No último dia 03, o deputado federal Domingos Sávio participou do 2º Congresso Mineiro dos Despachantes Documentalistas.

 

Realizado em Belo Horizonte, o evento teve a participação de cerca de 100 profissionais do estado e foi promovido pelo Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Minas Gerais (CRDD).

O congresso foi marcado por palestras, debates, compartilhamento de conhecimento e novidades da classe. O parlamentar foi convidado a participar do evento pelo presidente do CRDD, senhor Chrispim José da Silva e teve como tema “os desafios da profissão e a valorização do profissional”.

Na oportunidade, Domingos Sávio renovou seu compromisso com os profissionais e destacou o pedido que fez ao presidente do país, Michel Temer, para alterar a Lei 10.602 instituindo a profissão de Despachante Documentalista e o reconhecimento de que os CRDD’s dos Estados e Distrito Federal são órgãos normativos e de fiscalização profissional dos despachantes documentalistas, dotados de autonomia administrativa e patrimonial, com personalidade jurídica de direito público. “A proposta da Medida Provisória foi um pedido apresentando pelo presidente e amigo, Chrispim e já pleiteamos essa ação que visa reconhecer a profissão de despachante documentalista e dar aos conselhos autarquia pública. Dessa maneira, os conselhos terão mais autoridade e serão mais respeitados, além de proteger os profissionais e a sociedade”, revela.

O presidente do CRDD destacou a presença do deputado e a luta pela classe. “Domingos Sávio sempre está presente e atuante a nosso favor. Ele é nosso canal de diálogo em Brasília, sempre em nossa defesa. Ele abraçou nossa profissão e luta pela nossa classe e valorização do profissional”, destaca Chrispim.

Despachante Documentalista

 
O Despachante Documentalista é aquele que executa e gerencia serviços e atividades para o seu cliente junto aos órgãos e entidades competentes. É de sua competência providenciar a solicitação de documentos, regularizar débitos e créditos, instruir processos, realizar inscrições, alterações, baixas em registros e cadastros. Ainda organiza arquivos de dados, monitora datas de vencimento de documentos de seus clientes, apura e paga impostos, taxas, emolumentos, requer isenções, cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de débitos, a devolução de indébitos e até o recebimento de indenizações para os seus clientes.

Assine Nossa Newsletter