Deputados apresentam proposta para fortalecer e ampliar cooperativas de crédito

10 de março de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa Domingos Sávio assina projeto de lei em defesa do cooperativismo de crédito

Ação parlamentar tem objetivo de fortalecer o cooperativismo e democratizar acesso ao crédito com juros mais baixos

A lei que instituiu o Sistema Nacional das Cooperativas de Crédito no país, a LC 130/2009, vai passar por um processo de modernização. Foi isso que propôs, na Câmara Federal, deputados membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop.

O objetivo é fortalecer o cooperativismo, ampliando a oferta de crédito com juros mais baixos e estender as atividades para atender às demandas dos cooperados inscritos como Pessoa Jurídica. A proposta, de iniciativa do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), também moderniza a legislação possibilitando novos negócios, como o empréstimo sindicalizado, e propõe o aprimoramento das ferramentas de fiscalização e supervisão das cooperativas de crédito.

Domingos Sávio a favor do cooperativismo

O deputado federal Domingos Sávio, que também assinou o Projeto de Lei Complementar de modernização da LC 130/09, destacou a importância da medida para o fomento das economias regionais.

O cooperativismo de crédito cresce hoje a índice de 20% ao ano. Isso significa que está chegando a mais gente, aos diversos rincões do país, especialmente no interior do Brasil, onde os bancos comerciais e até mesmo os oficiais não mostram mais interesse em estar presentes”, destacou o deputado federal.

Domingos Sávio afirmou que permitir o crescimento do cooperativismo de crédito é essencial para o país ter condições de gerar mais crédito e estimular ainda mais o desenvolvimento econômico e social.

O cooperativismo tem a vocação de servir, de ser solidário.  E, além de atender de uma maneira mais ampla, oferece taxas menores de juros e de serviço. E aquilo que ele dá de resultado, é devolvido para a sociedade. Por isso, onde tem uma cooperativa de crédito, não são só os cooperados que progridem, a própria comunidade e a cidade são estimulados a desenvolver mais tanto econômico quanto socialmente”, completou o deputado.

Projeto de Lei protocolado na Câmara dos Deputados

A assinatura do Projeto de Lei foi realizada em solenidade na sede do Sistema das Organização da Cooperativas do Brasil – OCB, em Brasília, na tarde dessa terça-feira, 10 de março. O ato contou com a participação dos presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

De lá, a proposta seguiu para ser protocolada na Câmara dos Deputados, junto ao presidente do Legislativo, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). A proposta, apresentada com a participação de vários deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo, ganhou força com o amplo entendimento no setor em favor do texto.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.