Investimentos em pesquisa podem viabilizar capacitação e geração de emprego
O deputado Federal Domingos Sávio se reuniu nesta quarta-feira (16), com o diretor-executivo da Embrapa, Guy de Capdeville, e a gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Cyntia Cury, para discutir propostas para a criação de uma Unidade de Pesquisa de Piscicultura e Aquicultura em Minas Gerais.
“Minas é a verdadeira Caixa d’água do Brasil, onde nascem e correm grandes rios. A criação de uma Unidade de Pesquisa contribuirá com o trabalho dos criadores e pescadores, gerando emprego, renda e alimentação saudável para nossa população”, destacou Domingos Sávio.
O deputado ilustrou, por exemplo, que os lagos de Três Marias e Furnas estão entre as maiores lâminas de água doce da América do Sul. “Isso evidencia o grande potencial mineiro para a pesca e criação de peixes em sistema industrial”, completou.
O município de Morada Nova de Minas é o segundo maior produtor de tilápia do Brasil.
Durante a reunião foi discutida a possiblidade da criação de cursos de treinamento para levar informações atualizadas para os piscicultores e aquacultores. Além disso, a equipe da Embrapa reforçou seu apoio em desenvolver projetos de pesquisa e extensão permanente num convênio entre a Embrapa, a Prefeitura de Morada Nova de Minas e Cooperativa de produtores.
Participaram virtualmente da reunião a Dra. Danielle de Bem Luiz, Chefe Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, e a Chefe Adjunta de pesquisa e Desenvolvimento, Lícia Lundstedt.
“Fico muito feliz com toda receptividade e carinho da equipe da Embrapa. Minas Gerais agradece por toda atenção”, finalizou.