Domingos Sávio concorre mais uma vez ao prêmio Congresso em Foco

10 de junho de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

Apenas candidatos com a ficha limpa podem concorrer

O site Congresso em Foco acaba de divulgar a lista preliminar com os nomes dos parlamentares aptos a concorrer às categorias de “Melhores deputados” e “melhores senadores”. E, mais uma vez, o deputado federal Domingos Sávio estará na disputa que visa reconhecer e valorizar os parlamentares mais atuantes.

No ano passado, Domingos Sávio foi eleito o melhor parlamentar de Minas Gerais pelo voto popular no Prêmio Congresso em Foco. A consulta popular foi realizada pela internet entre 1º e 31 de julho. O parlamentar foi o mais bem avaliado entre os congressistas mineiros.

Como sempre, só estarão aptos a concorrer parlamentares que, até a data de início da votação, tenham exercido o mandato durante pelo menos 60 dias em 2019 e que não respondam a acusações criminais.

2019

O prêmio deste ano vai ser entregue em 19 de setembro. Esta será a 12ª edição do projeto, lançado para valorizar o trabalho do Legislativo, estimular a população a acompanhar atentamente a ação dos deputados e senadores e enfrentar o mito de que todos os políticos são inúteis ou corruptos, base conceitual comum a várias teses autoritárias – associada a extremismos de direita e de esquerda – e ponto de partida do fenômeno da negação da política.

A votação do público é feita pela internet, com fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Votam jornalistas dos veículos credenciados no Congresso, desde que não prestem serviços de lobby. O júri é formado por cinco pessoas. Quatro, representando as áreas acadêmica, empresarial, trabalhista e o terceiro setor. O quinto assento é do Congresso em Foco, que costuma atuar como mediador e facilitador de um júri que, ano após ano, se revela equilibrado e plural. Em breve, a população poderá votar pelo site: congressoemfoco.uol.com.br/

Mudanças

No caso das categorias especiais, uma mudança importante. Ao contrário dos anos anteriores, haverá uma lista dos parlamentares aptos a participar, de modo que sejam votados apenas congressistas com real vínculo com o tema objeto da premiação. Isso será feito por meio de análise da composição das frentes parlamentares, de discursos, apresentação de projetos e demais atuações como parlamentar.

*Com informações do site Congresso em Foco

 

 

 

Assine Nossa Newsletter