Domingos Sávio confirma credenciamento federal do Samu-Oeste

8 de fevereiro de 2018 | Por: Thamires Santos

Repasse anual será de R$8 milhões e garante continuidade dos serviços de urgência

O deputado federal Domingos Sávio agendou uma importante reunião na tarde de ontem (07) com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, o prefeito de Bom Despacho e vice-presidente do Cisurg-Oeste, Fernando Cabral, o coordenador do Consórcio, José Márcio Zanardi e o gerente de Logística, Dárcio Abud. O secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, confirmou presença, mas não compareceu. Em pauta, o necessário credenciamento dos serviços do SAMU Centro-Oeste, que está em pleno funcionamento desde junho de 2017.

Domingos Sávio solicitou que o Ministério da Saúde autorize a habilitação do SAMU-Oeste e publique a portaria. Esta medida é necessária para que mais recursos sejam destinados para garantir a continuidade desse serviço – que abrange 54 municípios e contempla mais de 1 milhão de habitantes de toda área de abrangência do SAMU. “Vamos garantir a continuidade do serviço de urgência com recursos da ordem de R$ 8 milhões por ano. A portaria, credenciando o SAMU, deve ser publicada nos próximos dias, conforme prometeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros“, finalizou Domingos Sávio.

O prefeito de Bom Despacho e vice-presidente do SAMU, Fernando Cabral comemorou a conquista para toda região. “É uma vitória para mais de um milhão de pessoas em 54 municípios. O ministro cumpriu o compromisso que havia assumido conosco em dezembro de 2016”, concluiu.

Processo

Desde a inauguração do SAMU, todas as ações técnicas e administrativas estiveram pautadas para que houvesse a habilitação dentro do Programa Nacional de Atenção às Urgências. Toda documentação que diz respeito ao processo foi providenciada pelo CIS-URG e enviada para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que foi a responsável pela apresentação dos documentos ao Ministério, ainda no ano passado.

O coordenador do SAMU ressalta que a habilitação ocorreu em tempo recorde devido ao compromisso firmado pelo ministro Ricardo Barros, a quem ele agradece o empenho e também estende gratidão ao Presidente do Consórcio e prefeito de Luz, Ailton Duarte, que por motivos de força maior não pôde comparecer à reunião, à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que segundo ele, vem trabalhando incansavelmente parta manter o SAMU em atividade. “Nosso agradecimento também aos prefeitos da região que fazem parte do Consórcio e ao deputado federal Domingos Sávio, que sempre abraçou o SAMU e tanto se empenha para os avanços do Serviço”, afirmou José Márcio.

 


Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram