Nível do Lago de Furnas é pauta para reunião em Brasília

18 de fevereiro de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa

Proposta apresentada por Domingos Sávio é elaborar um planejamento hídrico que concilie geração de energia com atividades econômicas

Garantir a produção de energia elétrica e, ao mesmo tempo, estimular a crescente atividade econômica nos 34 municípios do entorno do Lago de Furnas é o ponto de partida para a elaboração de um planejamento hídrico que alinhe eficiência energética com fomento à geração de emprego e renda, a partir do agronegócio e do turismo.

A criação desse marco para desenvolvimento sustentável do “Mar de Minas” foi pauta para encontro entre o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Luiz Carlos Ciocchi, com o deputado federal Domingos Sávio, em Brasília, nesta terça-feira, 18 de fevereiro. Também participaram da reunião os deputados federais Dimas Fabiano e Odair Cunha.

Os parlamentares defendem a revisão do atual modelo de exploração dos recursos hídricos. A proposta é manter o nível do reservatório em condições de ser também utilizado para a prática de esportes náuticos, lazer e entretenimento, bem como o desenvolvimento de técnicas agrícolas.  

Nós, deputados federais, temos um objetivo em comum. E, assim como toda a bancada mineira, temos nos preocupado com a situação do Lago de Furnas. Por isso, chegou a hora de cobrar uma solução”, afirmou Domingos Sávio.

Temos a clareza de que o problema é serio e afeta atividades de vários setores. Estamos falando de uma das maiores usinas hidroelétricas do Brasil e, resolver essa situação, começa por um entendimento com a direção de Furnas envolvendo, naturalmente, o Operador Nacional do Sistema e o Ministério de Minas e Energia”, completo o deputado.

Nível de água elevado durante todo ano

Domingos Sávio afirmou ainda que é preciso o reservatório ter a vazão controlada e, consequentemente, todos possam conviver com o nível de água mais elevado durante todo o ano.

Foi essa segurança que o presidente de Furnas passou aos parlamentares ao destacar a iniciativa de reunião.  “Coloco-me à disposição para uma reunião mais amplia com toda a bancada de Minas com o objetivo de explicar todo o processo, como isso é integrado no nosso Sistema. O objetivo de se buscar uma solução é nobre e interessa à população daquela região, ao Estado de Minas, ao Brasil e as nossas empresas. Furnas tem todo o interesse nesse completo diagnóstico a ser feito. E, a nossa esperança é de que, a partir dessa reunião, possamos ter os elementos necessários para fazer a revisão do planejamento e atender ao uso múltiplo da água do Lago de Furnas”, afirmou Ciocchi.

O que nós queremos é que o Operador Nacional do Sistema reveja o planejamento de geração de energia elétrica no reservatório. Não podemos conviver com o atual nível de volume útil do Lago”, destacou Odair Cunha. “Precisamos unir forças para solucionar o problema de Furnas definitivamente”, completou Dimas Fabiano.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.