Domingos Sávio vai a Brasília cobrar recursos para custeio dos leitos UTI criados no Centro-Oeste de Minas

21 de Maio de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa

Deputado defende liberação dos recursos na Câmara e apresenta demanda ao ministro interino da Saúde

O deputado federal Domingos Sávio retomou as atividades presenciais em Brasília para cobrar do Governo Federal os recursos necessários à manutenção dos leitos extras de UTI, abertos para atender a população do Centro-Oeste de Minas no enfrentamento ao coronavírus. Nesta quarta-feira, 20 de maio, o parlamentar reforçou a necessidade de habilitar as novas vagas de internação durante pronunciamento na tribuna da Câmara e, em seguida, levou a reivindicação ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Fiz questão de estar pessoalmente em Brasília porque me preocupa muito a questão das unidades filantrópicas da nossa região e também de todo o Brasil. Vemos que alguns hospitais estão superlotados e outros com queda no faturamento, uma vez que têm que disponibilizar leitos para uma possível demanda emergencial, interrompendo qualquer tipo de cirurgia eletiva”, explicou.

Diante desse cenário, o deputado reafirmou a necessidade da habilitação dos leitos extras. “Com a habilitação ficam garantidos os recursos para o custeio dos novos leitos, o que é muito importante, principalmente, para a estrutura de saúde estar preparada caso aumente o numero de pessoas que precise do atendimento em Divinópolis e na região”, defendeu Domingos Sávio.

Apelo ao ministro

O deputado também apresentou a demanda ao ministro interino da Saúde. O gestor do Ministério da Saúde se comprometeu em dar o apoio necessário para a habilitação dos leitos, criados para estruturar a região Centro-Oeste no enfrentamento à Covid-19 e outras cidades polo no estado.

Em Divinópolis, foram abertos 30 novos leitos de UTI no Complexo de Saúde São João de Deus. E outros 70 leitos, sendo 35 para UTI e 35 para enfermaria, montados pela Prefeitura no Hospital de Campanha instalado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Padre Roberto.

Em Santo Antônio do Monte, 10 leitos de UTI serão inaugurados no próximo dia 29 de maio. No município, a Santa Casa em parceria com a Prefeitura construiu o Centro de Tratamento Intensivo e já tem os profissionais para contratar.

Domingos Sávio também articula apoio financeiro do Ministério da Saúde para a instalação de 10 leitos em Bom Despacho e outras 10 unidades em Pitangui, ampliando o atendimento às cidades vizinhas de Conceição do Pará, Onça do Pitangui, Papagaios, Leandro Ferreira, Pará de Minas e Nova Serrana.

Assine Nossa Newsletter