Domingos Sávio participa da assinatura de contrato de gestão e operação do Aeroporto

10 de junho de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

Parlamentar viabilizou a estação meteorológica e aparelho de raio-x

O deputado federal Domingos Sávio participou hoje, 10/06, da assinatura do contrato de gestão e operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis. A cerimônia aconteceu às 14h, no saguão central do terminal de passageiros do aeroporto mineiro, e contou com as presenças, além do parlamentar, do diretor de Negócios Comerciais da Infraero, Thiago Pereira Pedroso, do prefeito da cidade, Galileu Teixeira Machado, dentre outras autoridades  estaduais e municipais. A gestão e operação do Brigadeiro Cabral é fruto de contrato firmado entre a Infraero e a Prefeitura de Divinópolis, cujo prazo é de 12 meses, prorrogável por mais 60.

Domingos Sávio comemorou a chegada do aparelho de raio X, a instalação da Estação Meteorológica e a decisão da Infraero em operar no aeroporto Brigadeiro Cabral.  Os investimentos se deram após diversas reuniões do parlamentar com a direção da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária –  Infraero e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília. No começo do ano, o Brigadeiro Cabral já tinha recebido os primeiros equipamentos avaliados em R$ 1,5 milhão. Contendo a estação meteorológica, além de suportes, antenas, cabos, computadores, nobreack, torres basculante, páraraios, tetômetro, painel solar, caixa de energia, trilhos e baterias. Posteriormente, chegou o aparelho de raio x, avaliado em mais de R$15 milhões. “Fico feliz por ter contribuído efetivamente para a vinda dos equipamentos essenciais para a retomada dos voos no aeroporto e já irei, de imediato, procurar a empresa Azul Linhas Aéreas para que os vôos comerciais sejam retomados. A importância do pleno funcionamento do aeroporto para Divinópolis e região é notório para a economia da região”, relatou.

O trabalho do parlamentar se juntou a ações da secretaria de desenvolvimento econômico, sob o comando do secretário José Alonso Dias – representando o prefeito Galileu Machado – e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid, sob o comando de Léo Gabriel.

Infraero

Com 46 anos de expertise, a Infraero será responsável pela gestão do aeroporto, incluindo os serviços Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC), fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros. Já à Prefeitura de Divinópolis caberão os serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários.  O contrato também prevê o atendimento de até três voos semanais, com a participação de cinco empregados, três APACs e dois fiscais de pátio devidamente habilitados, conforme regulação vigente para a execução dos serviços. Além disso, estipula o horário de funcionamento do terminal das 8h às 18h.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram