Domingos Sávio propõe a criação da Associação Mundial dos Países Produtores de Café

26 de novembro de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

Audiência Pública recebe interessados para debater tema em Brasília, nesta quinta-feira, 28

A cafeicultura representa uma das principais atividades agrícolas brasileiras com reflexo na geração de milhares de empregos e no equilíbrio da balança comercial. Tamanha importância despertou a necessidade de fortalecimento do setor. Neste sentido, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB/MG) propõe a criação da Associação Mundial dos Países Produtores de Café.

O assunto é tema para a realização de uma audiência pública, em Brasília, nesta quinta-feira, 28 de novembro. O parlamentar, autor do requerimento, defende a medida como um importante instrumento de política comercial e de integração dos interesses do Brasil e outros países produtores do grão na elaboração e implementação de ações concretas de formação de estoques reguladores e de políticas de estímulos ao aumento do consumo mundial em benefício comum.

Embora o Brasil seja o maior produtor de café do mundo não temos sido capazes de exercer uma liderança mundial no mercado de café, que acaba sendo comandado pelos países compradores e, em alguns momentos, por interesses de grupos econômicos da cadeia produtiva em detrimento dos produtores de café”, alertou Domingos Sávio.

Para a audiência pública foram convidados os representantes do Governo Federal, ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; de Associações, Conselhos e Cooperativas de defesa da atividade cafeeira; lideranças do setor, produtores, gestores e autoridades políticas.

O encontro será realizado no Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 6, a partir das 09h30. A Câmara dos Deputados fica no Palácio do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, Brasília – DF.

Assine Nossa Newsletter