Domingos Sávio solicita linha de crédito para cooperativas de leite e indústria de laticínios

19 de abril de 2018 | Por: Alessandra Galvão

O deputado federal Domingos Sávio fez um apelo ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para viabilizar uma linha de crédito para socorrer as cooperativas de leite e indústrias de laticínio. Segundo o parlamentar, o valor necessário é de R$ 1,5 bilhão. “Infelizmente essa linha de crédito para capital de giro ainda não foi viabilizada e mais do que nunca precisamos deste socorro. O setor de leite que emprega milhões de brasileiros e gera centenas de bilhões de reais de receita anual para o país e precisa urgentemente desse financiamento para evitar mais desemprego”, ressaltou.

O setor industrial e em especial as cooperativas agropecuárias de leite vivem a sequela da enorme crise que se abateu sobre o setor. Como consequência direta das dificuldades vividas nos anos de 2016 e 2017 e que ainda perduram em 2018 muitas pequenas indústrias e cooperativas fecharam suas portas ou foram incorporadas e outras tantas sofrem grave descapitalização”, afirmou o deputado.

A importação de leite e derivados também foi tema da reunião. O parlamentar solicitou que o ministério dê continuidade ao rastreamento da origem e da destinação do leite importado. O objetivo é identificar se está ocorrendo a reidratação do leite em pó. “A importância é predatória e indiscriminada. Há denúncias de que quem importa, faz com que o produto chegue ao consumidor como leite UHT. Essa importação gera lucro para quem importou, para quem fraudou e gera um prejuízo enorme para a cadeia produtiva”, explicou.

O ministro da Agricultura determinou que a equipe técnica da pasta elabore um estudo sobre o assunto.

 

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram