Domingos Sávio aprova R$ 9 bilhões para a compra de equipamentos de combate à Covid-19

15 de Maio de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa

Municípios receberão metade do valor, conforme critérios que serão estabelecidos pelo Governo Federal

O deputado federal Domingos Sávio votou a favor da extinção do Fundo de Reserva Monetária do Banco Central para garantir mais recursos no enfrentamento ao novo coronavírus. Por meio da Medida Provisória 909, Câmara e Senado autorizaram o Governo Federal a dividir R$ 9 bilhões para a compra de equipamentos e materiais de combate à Covid-19.

Os recursos estão previstos para serem distribuídos entre os estados e municípios, com critérios a serem estabelecidos pela União. Uma condição, no entanto, é que 50% do montante sejam repassados aos governos estaduais, incluindo o Distrito Federal, e a outra parte às prefeituras. Os municípios, por sua vez, terão que apresentar um protocolo atendimento das regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao novo coronavírus. Além disso, será obrigatória a divulgação, na internet, dos dados de contratações e compras feitas com esses recursos.

Extinção do fundo

O Fundo de Reserva Monetária foi criado em 1966 para que o Banco Central tivesse uma reserva para atuar nos mercados de câmbio e de títulos. Porém, o Fundo não recebia novos recursos desde 1988. Em 2016, foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas da União – TCU, que recomendou uma solução definitiva para as verbas.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.