Em missão oficial na Ásia, Domingos Sávio aponta resultados positivos para agricultura

17 de Maio de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

Parlamentar cumpriu agenda em Xangai, Pequim e Vietnã e destaca estreitamento do comércio para Minas e Brasil

Há quase uma semana, o deputado Domingos Sávio desembarcou no continente asiático a convite da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Tereza Cristina, a fim de proporcionar a abertura de novos mercados para produtos brasileiros, como frutas, carnes, leite e café, além da manutenção e ampliação da pauta exportadora do agronegócio.

O parlamentar cumpriu extensa agenda em Xangai, Pequim e Vietnã e destacou a potencialidade dos mercados. Em Xangai, participou da maior feira de alimentação do mundo: a Sial 2019. O Brasil estava representado por algumas dezenas de empresas, divulgando diversos produtos como: carnes, café, mel e derivados, leite e derivados para o maior mercado mundial. A China é um mercado em franco crescimento, pois o poder aquisitivo dos chineses cresce a cada ano. “Destaco o stand expositor de Minas Gerais, único estado Brasileiro com representação oficial na feira. O Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico –  INDI, órgão do governo de Minas, fez um excelente trabalho, mostrando diversos produtos mineiros. Todos que visitaram o stand foram muito bem recebidos com o nosso tradicional e saboroso café, acompanhado do tradicional pão de queijo”, contou Domingos Sávio.

A comitiva brasileira participou ainda de uma reunião estratégica com representantes do governo chinês e com o presidente da Sinochem Agriculture & Gerente Geral da China National Seed Group, Hengde Qin e presidente da Shinochem, senhor Weibo Song. Domingos Sávio acompanhou no evento os representantes de diversas associações de produtores rurais brasileiros de cooperativas, como a Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB) e outros membros da Frente Parlamentar Agropecuária – FPA.

União em torno do café

No Vietnã, a comitiva participou do “Internacional Trade – Investiment of Vietnam – Brasil em Hanoi”. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o Vietnã ocupa o segundo lugar no ranking. Domingos Sávio defendeu a criação de uma entidade autônoma com apoio governamental de cooperação entre os países produtores de cafés no mundo liderada pelo Brasil e Vietnã. “A exemplo de organizações como a “Organização dos Países exportadores de Petrólio – OPEP” temos que nos unir para defender e promover nossa produção”, enfatizou o parlamentar.

Em reunião com produtores de café do Vietnã, o parlamentar apresentou a proposta da criação de uma entidade que reúna os países produtores de café para defender os interesses comuns no mercado mundial. “Nossa proposta foi recebida com entusiasmo pelo vice-primeiro-ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, e por representantes dos produtores. Embora o Brasil seja o maior produtor mundial, seguido pelo Vietnã, o preço e a política mundial do café acabam sendo comandados por países que não são produtores de café”.

O Vietnã é o maior produtor de café robusta, enquanto o Brasil é o maior produtor do café arábica. A produção de blends com a mistura destes dois tipos de cafés é a principal demanda do mercado de cafés no mundo. “Por esta e por outras razões de mercado e de tecnologia, a amizade e cooperação entre os dois países pode ser muito benéfica para os dois lados”, destacou o parlamentar mineiro.

Na próxima semana, Domingos Sávio cumpre agenda na Indonésia.

 

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.