Expansão do metrô e investimentos para Minas Gerais são garantidos por ministro da Infraestrutura

11 de abril de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

O deputado federal Domingos Sávio e demais deputados da bancada mineira se reuniram, nesta quinta-feira (11), com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Na ocasião, também estiveram presentes o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os prefeitos de Belo Horizonte e Contagem, Alexandre Kalil e Alex de Freitas, respectivamente, o presidente da CNT, Vander Costa, e o presidente da ALMG, Agostinho Patrus e o deputado estadual João Leite. O objetivo da reunião foi lutar por recursos para ampliação do metrô de Belo Horizonte e defender que os recursos da prorrogação das concessões sejam aplicados prioritariamente em Minas Gerais.

A boa notícia é que o ministro se comprometeu que R$ 1 bilhão serão investidos para ampliação do metrô como contrapartida da outorga dos contratos de concessão das linhas férreas. Na oportunidade, o deputado Domingos Sávio comemorou a garantia de recursos para ampliação do metrô de Belo Horizonte e de Contagem, mas fez questão de manifestar ao ministro a importância de assegurar que seja garantido, no ato da renovação, os investimentos necessários em varias cidades mineiras cortadas pelas linhas férreas como a transposição dos trilhos para fora da área urbana ou a construção de viadutos, trincheiras e passarelas que diminuam o conflito e melhorem a mobilidade urbana. O deputado Domingos Sávio destacou também a necessidade de diversificação do transporte de cargas e ampliação do transporte de passageiros além de investimentos para melhorar a segurança e preservar o patrimônio histórico ferroviário em Minas.

Ao todo as empresas devem investir cerca de R$ 4 bilhões em Minas Gerais, recurso que vai assegurar investimentos em todas as cidades mineiras cortadas pela malha ferroviária a ser renovada. A ampliação da linha de Belo Horizonte à Contagem chegando até Eldorado, e a criação da linha 2 da estação Calafate até o Barreiro vai trazer melhorias expressivas para a população e a trafegabilidade.

Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o deputado Domingos Sávio reiterou a importância da união da bancada em ações voltadas ao pleito endossado por cada parlamentar. “A renovação dos contratos das ferrovias EFVM, FCA e MRS, será uma oportunidade ímpar de garantir investimentos em todo o estado para resolvermos os graves problemas de mobilidade urbana, melhorando o serviço de transporte de cargas e passageiros”, enfatizou o deputado.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram