Frente Parlamentar em defesa de Furnas é lançada no Congresso Nacional

10 de julho de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

Com o apoio de grande parte dos deputados e senadores foi lançada, nesta terça-feira (09), a Frente Parlamentar Mista em Defesa de Furnas, que recebeu a adesão de todos os partidos. O objetivo principal da frente será construir um diálogo entre parlamentares e as autoridades do governo em prol do interesse público.

Presente em 16 estados e no Distrito Federal, Furnas atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, sendo a maior subsidiária do grupo Eletrobras. Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas e 2 termelétricas, próprias ou em parceria com a iniciativa privada, são mais de 29 mil km de linhas de transmissão e 75 subestações.

Defensor declarado de Furnas, o deputado federal Domingos Sávio vai ocupar o cargo de secretário-geral da Frente Parlamentar, em seu discurso destacou a importância de Furnas para o país, do avanço da empresa, o compliance, a gestão estratégica e principalmente a construção de alternativas junto ao Governo Federal.

Até por uma questão de segurança energética do nosso país, não podemos permitir a privatização. São 62 anos de uma estatal consolidada, que administra muito bem a nossa matriz energética e que representa muito para o Brasil. As últimas usinas hidrelétricas privatizadas no país foram adquiridas pelo Governo Chinês. Se o Brasil for privatizar Furnas, neste momento, o mais provável é que a principal empresa de energia elétrica do país passe a ser chinesa, portanto creio que essa não seja a melhor alternativa. Acredito que o melhor seja investir em uma gestão profissional e transparente, mas por razões estratégicas o controle desta importante empresa pública deve continuar sendo do povo brasileiro”, afirmou o parlamentar.

Assine Nossa Newsletter