Lago de Furnas: Domingos Sávio pede ação da ANA e exige que ONS cumpra acordo

3 de dezembro de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa

O deputado federal Domingos Sávio se reuniu na última quarta- feira (02) com a diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico -ANA , Christianne Dias. Durante a audiência, o parlamentar pediu que a  Agência cumpra  seu papel constitucional e exija do Operador Nacional do Sistema Elétrico- ONS e de FURNAS que cumpram o acordo para recuperar o nível das águas do lago de Furnas.

Em setembro deste ano, Domingos Sávio, que é membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa de Furnas participou de reunião realizada pela ANA, com a participação de representantes de Furnas e ONS, onde houve um compromisso de que a partir de novembro ocorreria uma diminuição gradativa da vazão defluente no Lago de Furnas.

“Aquilo que tinha sido acordado, que a cota não baixaria de 756 não foi cumprido pois já está bem abaixo e continua tendo uma vazão de água acima do que tinha sido comprometido para novembro”, afirmou.

Durante a reunião em Brasília, o parlamentar demonstrou seu apoio à direção da ANA e defendeu o uso múltiplo da água.

“Infelizmente o que foi acordado não está sendo cumprido. O apelo que estou fazendo é que a Agência regule o uso múltiplo de água e exerça essa autoridade para que a ONS cumpra as regras operativas adequadas. A situação de quem vive do outro lado de Furnas é de desespero. São pessoas perdendo seus empregos e chegando até o risco de abastecimento de água em alguns munícipios”.

A diretora da ANA, Christianne Dias, também se mostrou preocupada com a atual situação e afirmou que segue acompanhando o cenário e verificando o cumprimento da proposta de recuperação dos reservatórios, com atenção também ao cumprimento das regras de recursos hídricos estabelecidas.

Assine Nossa Newsletter