Por meio da ação parlamentar de Domingos Sávio, bairros como São Simão, Grajaú, Terra Azul, Costa Azul e outros receberão rede de esgoto e pavimentação

16 de setembro de 2019 | Por: Otacílio Neto

O deputado Domingos Sávio, ao lado do superintendente da Caixa Econômica Federal, José Antônio Silva e o prefeito Galileu Machado, anunciou aos vereadores, a regulamentação de documentação técnica, a licitação e ordem de serviço para retomada das obras nos bairros São Simão, Grajaú, Terra Azul, Costa Azul e Jardinópolis. Por meio de R$ 22 milhões disponíveis, serão realizadas obras de rede de esgoto, rede pluvial e pavimentação de vias.

O trabalho de reaver o dinheiro que estava perdido durou mais de dois anos e foi negociado com três diferentes ministros. Uma etapa foi acordada com o ministro Bruno Araújo, depois o ministro Alexandre Baldy e depois, quando o ministério saiu das cidades para o desenvolvimento regional, com o Gustavo Canuto. “Para mim é uma felicidade ter sido reeleito para poder finalizar este trabalho que comecei a fazer já na legislatura passada. Sou grato de poder, através do meu mandato, levar essa infraestrutura tão necessária aos moradores destes bairros, que vale reafirmar, é muito merecida. Como deputado, eles esperam de mim que eu traga soluções para problemas como este e fico muito feliz quando concretizo uma luta de anos, como esta”, comemorou o parlamentar.

Os vereadores presentes: presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD), vereadores Print Junior (SDD), Renato Ferreira (PSDB), Adair Otaviano (MDB), Nego do Buriti (PEN), Josafá, Ademir (PSD), José Luiz (PMN), Raimundo Nonato (PDT) conheceram as dificuldades enfrentadas para que o dinheiro dessas obras fosse recuperado. A verba já era considerada “perdida” pela equipe técnica da Usina de Projetos de Divinópolis e não mais fazia parte dos projetos da Caixa. De acordo com o superintendente José Antônio Silva, a atuação do deputado foi decisiva para que os bairros sejam finalmente contemplados. “Esse recurso foi assinado há mais de 10 anos, na gestão do então prefeito Demétrius Arantes e eram cerca de R$ 40 milhões, sendo que metade foi executada. A empresa ganhadora faliu e abandonou a obra. Passado todo esse período, o governo federal cancelou o restante do recurso e somente com a parte técnica, da Caixa e da prefeitura, tivemos uma negativa por parte do ministério das cidades. Foi por meio da atuação política do deputado federal Domingos Sávio, que conseguimos reaver este tão necessário recurso”, relembrou. 

O prefeito Galileu Machado relatou as diversas vezes que esteve em Brasília, juntamente com o deputado, para apresentar documentação e cumprir com as exigências realizadas pelos ministérios. “Quando assumimos a prefeitura, já havia um trabalho do deputado em não perder esse importante recurso. Unimos forças a ele e colocamos nossa equipe para cumprir com todas as exigências impostas pelo ministério. Enquanto Domingos Sávio fazia um trabalho político, nos esforçávamos na parte técnica e cada qual com sua importância, chegamos ao êxito. Temos muito a agradecer o empenho do deputado, pois sabemos que, por mais que tivemos cumprido todas as exigências, foi o trabalho dele que nos permitiu essa segunda oportunidade. Esse dinheiro será bem empregado, pois são bairros que merecem cuidados”.

Obras

A Prefeitura de Divinópolis informou que a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento tem previsão para começar no próximo mês. De acordo com o relatório apresentado pela Usina de Projetos, serão feitas drenagem e pavimentação nos bairros Grajaú, São Simão, Costa Azul e Terra Azul. O bairro Jardinópolis receberá redes de esgoto.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram