Domingos Sávio articula incentivo à produção nacional de insumos em reunião no MDIC
- Dep. Federal Domingos Sávio
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.
Fortalecimento do agro brasileiro é o principal ponto de defesa, segundo o deputado.
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento da indústria nacional e à geração de empregos, o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) se reuniu com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias, e representantes da multinacional INGREDIUM, uma das líderes globais em soluções para a indústria alimentícia.
O encontro teve como pauta principal o incentivo à produção interna de Goma Arábica, insumo fundamental utilizado nas cadeias produtivas de alimentos, nutrição animal e na indústria farmacêutica. Atualmente, o Brasil depende majoritariamente da importação desse produto, o que gera altos custos e vulnerabilidade para diversos setores da economia.
Segundo Domingos Sávio, o objetivo da reunião foi construir caminhos para ampliar a produção nacional e reduzir a dependência externa. “Estamos tratando de um insumo estratégico. A Goma Arábica está presente em uma ampla gama de produtos e sua produção nacional pode gerar empregos, renda e mais competitividade para a nossa indústria”, destacou o parlamentar.
A multinacional INGREDIUM demonstrou interesse em ampliar suas operações no Brasil e investir em parcerias com produtores e centros de pesquisa. A empresa também apresentou dados que comprovam o potencial do mercado nacional e a viabilidade de se instalar polos de produção da Goma Arábica no país, aproveitando a biodiversidade e as condições climáticas favoráveis.
O secretário executivo Márcio Elias sinalizou abertura para construir soluções conjuntas, envolvendo políticas públicas e incentivos que estimulem a cadeia produtiva nacional. “A pauta trazida pelo deputado Domingos Sávio é de extrema importância, pois está alinhada com os objetivos do governo de fortalecer a indústria brasileira e reduzir a dependência de insumos estratégicos do mercado externo”, afirmou.
Domingos Sávio reforçou o compromisso de continuar atuando em defesa do setor produtivo. “Nossa luta é por uma indústria forte, capaz de competir globalmente. Ao incentivar a produção de insumos como a Goma Arábica, damos um passo importante rumo à soberania produtiva e ao desenvolvimento econômico do país”, concluiu.
