Primeiro sistema de produção de leite em “Compost barn” destinado à pesquisa é inaugurado em Minas

12 de março de 2020 | Por: Assessoria de Imprensa

Domingos Sávio participa de ato na Embrapa Gado de Leite e defende produtor brasileiro

O deputado federal Domingos Sávio participou nesta quinta-feira, 12 de março, da inauguração do sistema de produção intensiva de leite em Compost barn, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira. O espaço é o primeiro construído em ambiente de pesquisa em todos os países do mundo tropical.

Ao destacar a importância da Embrapa Gado de Leite, Domingos Sávio valorizou os produtores de leite. “Aqui estão presentes as pessoas que acreditam e que fazem o Brasil dar certo”, disse.

O deputado lembrou as próprias origens, como médico veterinário, e defensor dos sindicatos rurais e do cooperativismo de leite, para falar do trabalho de valorização do produtor rural no Congresso. “Essa base fortaleceu os valores que defendo atualmente em Brasília, de reforçar a importância e a valorização do produtor de leite, quem luta para alimentar milhões de brasileiros e que, muitas vezes, tem sido um dos mais prejudicados na cadeia de produção de laticínios”, completou.

Ao final do discurso, Domingos Sávio parabenizou o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.

Destaques

. O sistema de produção de leite em “Compost barn” é  resultado de uma parceria público privada entre a Embrapa e a Associação Brasileira dos Criadores da Raça Gir Leiteiro – ABCGIL;
. Abrigará vacas das raças Holandesa e Girolando;
. O espaço é multifuncional e  permite experimentos em ambiente de tecnologia Túnel do Vento e Convencional;
. Foi Construído em ambiente de I0TCP – Interação entre Coisas, Vacas e Pessoas;
. Abrigará, em um só lugar, as soluções das startups finalistas do Ideas For Milk;
. Iniciará pesquisas e demonstração do uso de energia solar em Compost Barn.

Conforto animal 

O Compost Barn da Embrapa – estábulo cuja principal característica é possuir uma ‘cama’ de material orgânico que realiza a compostagem das fezes e urina dos animais e proporciona maior conforto – leva o nome de “Vacas e Pessoas Felizes”. “Um animal feliz é bem alimentado, sadio, está num ambiente agradável e é bem tratado”, explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.

De acordo com o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da unidade, Pedro Arcuri, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados.  “Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre a temperatura, a atividade das vacas, iluminação etc. Nosso foco será a produção de conhecimento”. Tudo isso, segundo Arcuri, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.

Sistema Compost Barn

A adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 80 vacas das raças Holandês e Girolando.

Segundo Arcuri, a estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for domingossaviomg needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.