Proposta de Domingos Sávio para criação de Plano Nacional de Apoio a Pecuária Leiteira é aprovada

2 de outubro de 2019 | Por: Assessoria de Imprensa

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, aprovou nesta quarta-feira, requerimento do deputado Domingos Sávio que sugere a criação de um Programa Nacional de Apoio á Pecuária Leiteira- PNAPL.

De acordo com o deputado, a criação do programa tem como objetivo fomentar a pecuária leiteira no Brasil, garantido ao país auto-suficiência na produção de leite e derivados, assegurando aos produtores uma remuneração justa e segura de investimento e trabalho. “Através de uma política pública com planejamento e ações concretas vamos estimular uma produção leiteira de qualidade, assegurando também ao consumidor brasileiro a garantia de acesso a produtos lácteos nacionais de excelente qualidade e preços justos”, afirmou.

Em seu requerimento, Domingos Sávio explica que a produção nacional de leite superou os 35 milhões de litros por ano, sendo o 4º maior produtor mundial e é praticamente 100% dirigida ao abastecimento do mercado interno. Segundo o parlamentar, embora essa atividade seja extremamente importante econômica e socialmente, a pecuária leiteira vem sofrendo duramente os últimos anos e uma das razões é a ausência de uma política pública de apoio a este setor da agropecuária. “Os produtores de leite são muitas vezes humilhados ao ver o produto do seu trabalho, que é um alimento essencial para a dieta e saúde dos 210 milhões brasileiros, ser pago a preços aviltantes abaixo do custo de produção”, destacou o parlamentar.

De acordo com o deputado, isso se dá pela falta de segurança contratual nas relações comerciais entre produtor e comprador e pela ausência de uma política de estoques reguladores existentes na Europa e em vários países produtores de leite como estados Unidos, Rússia e Nova Zelândia. O parlamentar destacou a importância de um programa nacional com objetivo de controlar as principais doenças que afetam o rebanho leiteiro a exemplo da febre aftosa, brucelose, tuberculose, mastites e verminoses.

Para Domingos Sávio é importante estimular o consumo do leite em programas sociais, nas prefeituras, nos estados e também no Governo Federal. “Com a criação desse programa, pretendemos estimular o consumo do leite na merenda escolar e fazer campanhas educativas em parceria com o setor produtivo, esclarecendo a importância e os benefícios do consumo de leite na dieta da infância até a 3ª idade”.

Domingos Sávio, relatou em seu requerimento a necessidade da criação de uma linha de crédito específica para o fortalecimento da pecuária leiteira com ênfase no melhoramento genético e boas práticas de manejo. “O objetivo de aumentar nossa competitividade, a médio prazo, torna o Brasil um país capaz de além de abastecer o mercado interno, ser um grande exportador de lácteos”, enfatizou.

Assine Nossa Newsletter

Acompanhe o Instagram