Secretaria de Estado de Saúde apresenta planejamento para retomada das obras do Hospital Regional em Divinópolis

17 de setembro de 2021 | Por: Assessoria de Imprensa

Subsecretario afirma que já tem modelo de funcionamento do hospital e garante, mínimo de 60% SUS, podendo chegar a 100%

“Eu, como gestor e administrador público, sei que agora temos toda a estrutura necessária para garantir a finalização e entrega deste hospital para os munícipes de Divinópolis e da macrorregião oeste utilizarem num futuro próximo”. Foi com essa fala otimista que o secretário adjunto de Estado de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos finalizou suas considerações na reunião que definiu as diretrizes para a retomada das obras do Hospital Regional Divino Espírito Santo. O encontro aconteceu hoje, 17 de setembro, no auditório da Universidade Federal Dona Lindu, em Divinópolis, com a presença da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, autoridades da macrorregião oeste que será atendida pelo hospital e lideranças.

O deputado Domingos Sávio, que plantou a primeira semente do hospital, pediu agilidade na retomada e lembrou que a cidade, apesar de penalizada na gestão do PT de Fernando Pimentel, não deixou de cumprir com seu compromisso com o erário público. “A prefeitura de Divinópolis, em todas as gestões, fez um esforço para manter a segurança armada a fim de proteger a edificação. Isso, agora, precisa ser valorizado pelo Estado frente aos demais. Sensibilizamos o subsecretário de que temos condições de retomar as obras assim que tramitadas as burocracias, pois o nosso hospital não está depreciado, diferentemente dos outros casos”, informou. O deputado informou também que está agendada uma reunião para o próximo dia 29 de setembro com o governador Romeu Zema, com a presença do deputado Cleitinho Azevedo e o prefeito Gleidson Azevedo sobre esta pauta.

Minas tem 14 hospitais regionais em construção e destes, cincos, estão com obras mais avançadas  – Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Juiz de Fora. O subsecretário informou que visitou as obras do Regional em Divinópolis e se surpreendeu com o nível de conversação da edificação, comparativamente as outras.

Domingos Sávio sugeriu uma reunião com outras secretarias de estado envolvidas no processo, além da secretaria de saúde. São elas: Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Governo – Segov a fim de encurtar a burocracia e agilizar a retomada dos processos. 

Funcionamento

André Luiz explanou que o funcionamento do hospital seguirá outros modelos já implementados e que deram certo: cessão do prédio para uma entidade filantrópica assumir e atender acima de 60% pelo Sistema Único de Saúde. “Em duas experiências de editais que publicamos, nos mesmos moldes, as instituições optaram por trabalhar com 100% SUS. Isso pode ocorrer em Divinópolis, mas a garantia de atendimento gratuito é certo”, afirmou.

Equipamentos

O subsecretário salientou ainda a emenda para equipamentos que está depositada no caixa do Governo do Estado, viabilizada pelo deputado federal Domingos Sávio, que devido aos juros, está em aproximadamente, R$ 20 milhões. André informou que o recurso será de grande valia para a compra de modernos aparelhos para o hospital.

Presenças

Estiveram presentes na reunião o deputado federal Domingos Sávio, o deputado estadual Cleitinho Azevedo, Daniela Alves representando os 53 secretários de saúde dos municípios da macro, o superintendente regional de saúde, Júlio Barata, o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, o secretário de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, a vereadora Lohanna França e o vereador Edson Sousa e vários representantes dos municípios beneficiados, além dos técnicos da secretaria de estado da saúde.

Assine Nossa Newsletter